A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Penha e a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Balneário Piçarras, onde são realizados atendimentos relacionados ao Microempreendedor Individual (MEI), têm registrado tentativas de golpes para atingir a população cadastrada. Somente em Balneário Piçarras, cerca de 20 casos foram registrados em um período de 60 dias e algumas pessoas se tornaram vítimas das tentativas de fraudes.
Os microempreendedores receberam e-mails com notificações extrajudiciais fraudulentas, sob o nome falso de “Associação das Empresas de Balneário Piçarras e Penha”, que solicitam o pagamento de boletos. Há mais de um nome de empresas inexistentes, que entram em contato por diferentes contatos de e-mail.
“Ainda não recebemos registros de vítimas em Penha, mas já fomos alertados por escritórios de contabilidade da cidade – que inclusive receberam o e-mail – para que essa prática criminosa possa causar vítimas na nossa cidade. Nossa recomendação é para quem não abram o documento em nome dessa associação. As informações beiram o realismo, mas reforçamos que é um golpe”, recomenda o secretário, Tiago Dionísio Moser.
A suposta, mas falsa cobrança, se daria justamente pelo microempreendedor ter aceito se associar à entidade. Em um dos e-mails, a cobrança é de R$ 288,98 – valor esse que já consta o acréscimo de um suposto atraso. A Sala do Empreendedor de Balneário Piçarras reforça que não envia e-mails aos cadastrados. Os únicos boletos a serem pagos são as parcelas de contribuição mensal, que devem ser emitidas pelo microempreendedor exclusivamente no site do Governo Federal (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao).
Para sanar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp da Sala do Empreendedor de Balneário Piçarras: 3347-4718. Já em Penha a Sala do Empreendedor fica na Rua Nilo Anastácio Vieira, 180, no Centro. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (47) 3345.4816, que também funciona como WhatsApp.
Os únicos boletos a serem pagos são as parcelas de contribuição mensal, que devem ser emitidas pelo microempreendedor exclusivamente no site do Governo Federal. “Caso o microempreendedor tenha dificuldades para emitir essa guia, pode procurar nossa Sala do Empreendedor para receber o auxílio”, encerra Tiago. Em Penha, há 532 MEI´s ativos.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras