O decreto que estabelece o cronograma de liberações em Santa Catarina por conta do coronavírus foi alterado pelo governo do Estado. Os parques temáticos podem voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira caso as prefeituras liberem a abertura, conforme determinou o governador Carlos Moisés da Silva ao anunciar a regionalização das pemissões.
Inicialmente, os parques temáticos como o Beto Carrero World, por exemplo, estariam impedidos de funcionar pelo Estado até 5 de julho. Mas o governo agora recuou e editou o texto para retirar o setor.
Com a nova forma de gestão anunciada pelo governo, os municípios vão decidir sobre o funcionamento ou não de atividades públicas e privadas. Santa Catarina foi dividida em 16 regiões, com base no mapa que define as regiões de saúde do Estado.
A partir do nível de risco da região, ela tem a recomendação por parte do governo de ações mais restritivas ou de liberação de serviços. A classificação do risco das regiões leva em conta dados sobre casos confirmados de coronavírus, óbitos, taxa de ocupação de leitos e taxa de transmissão.