Grupo de Resgate e Salvamento de Penha realiza simulação de socorro de vítimas em casos de soterramento


PUBLICIDADE

Acontece nos próximos dias 08 e 09 de fevereiro uma simulação de Busca e Resgate e Estrutura Colapsada (BREC), organizada pelo GRASC (Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado), como parte do intenso treinamento do grupo para estar pronto a prestar socorro em desastres na nossa região.

A simulação terá quatro estandes, onde os membros do GRASC vão ter que lidar na prática com situações com vítimas soterradas, perfuração de obstáculos, localização e retirada da vítima. O exercício será executado nos escombros de uma antiga casa no bairro de Santa Lídia, as margens da Rodovia Beto Carrero, a partir das 9 horas da manhã do sábado. “Temos que agradecer ao Seu Zequinha pelo espaço cedido, e também a prefeitura de Penha que tem nos ajudado com materiais e preparação do terreno”, elogiou o comandante do GRASC, Romário Bittencourt.

O exercício será feito por duas equipes: a operacional que cuida diretamente do resgate, e a equipe de apoio que cuida do ambulatório, sistema de start, acampamento, abrigo, refeitório e atendimento de primeiros socorros. O GRASC é uma associação sem fins lucrativos voltada ao atendimento em situações graves de desastre, ações humanitárias e também de busca e salvamento. “Esse treinamento operacional é muito importante para deixar o grupo preparado para situações de emergência”, explica Romário. “A comunidade está convidada para assistir como acontece os procedimentos”, acenou. Membros das defesas civis das cidades vizinhas, assim como bombeiros e polícia militar também foram convidados e devem presenciar o simulado.

 

Com informações da Prefeitura de Penha