Grupo suspeito de vender carros alugados é preso em Barra Velha
Cinco pessoas foram presas em Joinville e em Barra Velha, suspeitas de participarem de um esquema de venda de carros alugados. Quatro mandados de prisão temporária e 10 de busca foram cumpridos segunda-feira (10). Dois homens foram presos em Joinville, e um homem e uma mulher em Barra Velha após cumprimento de mandados.
Outro homem foi detido em flagrante pelos crimes de furto qualificado e adulteração de sinal identificador de veículos, de acordo com o delegado Murilo Batalha, titular da Divisão de Investigação Criminal (DIC). Eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Joinville.
Esquema
A investigação teve início em setembro de 2019. Conforme Batalha, o grupo utilizava documentos falsos para alugar carros em locadoras de São Paulo, não devolviam e vendiam como se fossem deles. Segundo Batalha, a transferência do veículo ocorria antes de a empresa registrar boletim de ocorrência relatando o crime. O grupo teria lucrado cerca de R$ 1,2 milhão com o crime, segundo a Polícia Civil. Pelo menos 13 pessoas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul foram identificadas como vítimas do esquema.
As buscas foram feitas nas residências dos suspeitos, em Joinville e Barra Velha. Foram apreendidos módulos utilizados para furtar veículos, um carro com registro de furto, placas falsas e comprovantes de movimentações bancárias. Um escritório de um despachante e vistoriadora de veículos também foi alvo de busca.