Na manhã deste domingo(24), mais um banhista foi salvo por guarda-vidas em Penha. Por volta de 8 horas, um guarda-vidas fazia rondas na faixa de areia a bordo do quadriciclo dos Bombeiros Militares, quando percebeu um banhista em situação de afogamento. De pronto, o guarda-vidas deixou o equipamento e se lançou nas águas, efetuando o resgate em seguida.
A comandante dos Bombeiros Militares de Penha, a 3° Sargento Stefania Veit, comentou com o Penha Online sobre a ação: “Estamos com novos equipamentos este ano, é nosso primeiro ano com o quadriciclo e o jet. O mesmo fica percorrendo a orla da Armação ao Quilombo pico, fazendo ronda e orientando os banhistas. O guarda-vidas avistou o banhista e adentrou na água para o resgate, e imediatamente os guarda-vidas da Armação viram e se deslocaram para o auxílio. A ocorrência foi em área desguarnecida que o quadriciclo conseguiu cobrir. Os equipamentos novos, em menos de uma semana já conseguiram auxiliar e resgatar pessoas. Estou muito feliz em ter estes equipamentos no Corpo de Bombeiros Militar de Penha e poder contar com uma equipe de excelência para resgatar e cuidar dos nossos banhistas”.
Prevenir afogamentos durante o banho de mar é crucial para garantir a segurança, por isso, antes de entrar na água, observe as condições do mar. Esteja ciente de correntes, ondas fortes, marés e outras condições que possam representar perigos. Além disso, é de suma importância respeitar as bandeiras e sinalizações na praia. Muitas praias têm códigos de cores para indicar as condições do mar. Por exemplo, a bandeira vermelha geralmente significa perigo e proíbe o banho. A segurança aumenta ainda mais quando você escolhe áreas de natação supervisionadas por salva-vidas, se disponíveis. Eles estão lá para garantir a segurança dos banhistas.
Imagem: Bombeiros Militares de Penha