O Guarda-vidas Charles relembrou neste fim de semana de uma situação vivida por ele e seus colegas na Praia do Quilombo, em Penha, onde houve o resgate de uma família inteira que estava prestes a se afogar. Charles diz que estava com um colega no Posto Central quando avistaram uma família inteira entrando no mar com flutuadores do tipo “macarrão”, muito comuns em piscinas.
Um guarda-vida desceu do Posto e foi orientar a família, momento em que o guarda-vida Charles percebeu que a corrente de retorno havia estourado e todos foram arrastados para dentro do mar.
“Eu me equipei, desci e fui auxiliar na ocorrência. Quando cheguei no local um dos guarda-vidas já estava com uma das vítimas no life belt (uma espécie de cinturão flutuador). Nadei mais adiante e encontrei um casal que estava desesperado gritando por socorro, sendo que o homem tentou se agarrar em mim, eu me soltei e dei um life belt pra ele, equipei ele, puxei a mulher dele junto no life e iniciei o reboque. Nesse momento chegaram mais dois guarda-vidas que estavam no cadeirão e tiramos todas as vítimas da água sem que tivessem sofrido nenhum grau de afogamento. Isso é muito gratificante para nós, contem conosco”, conclui Charles.
Somente nesta última semana, de 04 a 10 de fevereiro, de Itajaí até Itapoá, foram realizados 15 salvamentos e mais de 178 mil prevenções. Para evitar colocar a você e a sua família em risco é muito importante seguir as sinalizações e orientações dos guarda-vidas que conhecem muito bem os locais onde trabalham.
Imagem: Ilustrativa / CBM-SC