Guarda-vidas salvaram 781 banhistas durante a alta temporada de verão em SC; aumento do número ficou dentro das expectativas


PUBLICIDADE

Os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando intensamente nesta Estação Verão. Somente entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, foram registrados 596 salvamentos por afogamento em praias e rios do estado, um reflexo do aumento de banhistas locais e turistas em Santa Catarina. Os dados de salvamentos estão dentro da normalidade, considerando o aumento de banhistas e o intenso trabalho preventivo realizado pela corporação. Além disso, o aumento no número de salvamentos está em conformidade com a expectativa do Governo do Estado, que já havia anunciado que cerca de 3,1 milhões de turistas viriam para SC nesta temporada. Entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, o CBMSC atendeu a 185 ocorrências de salvamento por afogamento em todo o Litoral e rios do estado. Além dos salvamentos, foram registradas cerca de 760 mil ações de prevenção realizadas em todo o Estado e 226 ocorrências com crianças perdidas e encontradas com auxílio dos guarda-vidas, em todo o Litoral catarinense.
.
O êxito nas ações durante o período mais movimentado do ano reflete o compromisso do CBMSC de salvar vidas e patrimônios. A instituição segue comprometida com a segurança de todos, especialmente durante a alta temporada, quando o fluxo de pessoas no Estado atinge seu maior índice. Atualmente, o CBMSC conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 km de litoral. Diariamente, cerca de 470 bombeiros estão em ação no litoral catarinense, com o reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Além disso, ambulâncias auto-socorro de urgência (ASU) estão estrategicamente posicionadas em Florianópolis, na Praia dos Ingleses, e em Balneário Camboriú. A operação de alta temporada, promovida pelo Governo de Santa Catarina em conjunto com forças de segurança e secretarias estaduais, teve início em 16 de dezembro e segue até 9 de março de 2025. Além disso, 163 embarcações, 33 quadriciclos, 03 aviões, 02 helicópteros, 53 moto-aquáticas e 145 viaturas foram empenhadas para atender a população e a todos que visitam Santa Catarina.

Prevenção como prioridade

Além do constante treinamento para as técnicas de salvamento, prevenir afogamentos é um dos principais focos do CBMSC, que desenvolve ações como o Programa Golfinho. O programa, que orienta crianças sobre segurança no meio aquático, é realizado tanto nas praias durante a temporada quanto em escolas e comunidades do interior ao longo do ano.

Para garantir acessibilidade a todos, cadeiras anfíbias estão disponíveis em várias praias do estado, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida ou limitada também aproveitem o litoral catarinense com segurança. As localizações dessas cadeiras, assim como informações sobre a segurança das praias, podem ser consultadas no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.

Atenção às bandeiras

O aplicativo CBMSC Cidadão também informa a classificação das praias por meio de bandeiras de sinalização:

  • Verde: Baixo risco de afogamento.
  • Amarela: Médio risco de afogamento.
  • Vermelha: Alto risco de afogamento. É aconselhável evitar essas áreas.
  • Preta: Posto desativado.
  • Roxa: Presença de águas-vivas.

O CBMSC reforça a importância de respeitar as sinalizações e evitar comportamentos de risco, como tirar fotos ou se aventurar em costões, onde há grande perigo de quedas.

Investimento e segurança

O Governo de Santa Catarina tem investido significativamente em medidas e ações para garantir a segurança de todos durante a temporada de verão. O trabalho conjunto entre as forças de segurança, como o CBMSC, e as secretarias estaduais, tem proporcionado uma temporada mais segura para catarinenses e turistas.

 

 

Imagem: Divulgação / CBMSC