Guardas municipais de trânsito de Navegantes participam de treinamento sobre autopropelidos e ciclomotores

Na manhã desta segunda-feira (28), guardas municipais de trânsito de Navegantes participaram de capacitação sobre veículos autopropelidos e ciclomotores, juntamente com policiais militares e civis, bombeiros e membros do Conselho Tutelar. O evento aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC) e foi aberto ao público.
A diferença entre os tipos de autopropelidos e ciclomotores, conforme apontada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), foi um dos tópicos abordados no curso. Os veículos autopropelidos possuem velocidade máxima de fabricação não superior a 32 quilômetros por hora, como as bicicletas elétricas. Já a os ciclomotores, por sua vez, são fabricados de modo que a sua velocidade atinja até 50 quilômetros por hora.
A capacitação frisou que, ao estabelecer essas distinções, o Conatran permitiu a adequação de veículos adquiridos após a publicação da Resolução 996/2023 até o dia 31 de dezembro deste ano.
Apesar do lapso temporal para registro dos veículos, a capacitação destacou que condutores devem trafegar observando certas medidas, como o uso de capacetes e campainha, por exemplo. Além disso, no caso dos ciclomotores, é necessário possuir habilitação de categoria A, para motocicletas, ou uma autorização ACC, específica para esse tipo de veículo. Já condutores de bicicletas normais e elétricas, ou patinetes, não necessitam de documentação específica.
O papel da sociedade nesse contexto também compôs o treinamento, já que o cuidado e orientação de pais e responsáveis por menores de idade faz diferença no fluxo do trânsito. “Autopropelidos e ciclomotores não são brinquedos, já que podem atingir velocidades capazes de atingir pessoas de forma contundente, causando graves acidentes”, alerta a superintendente da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran), Magalí Nunes.
Outra diferença entre os meios de transporte é o local onde eles são autorizados a trafegar. Ciclomotores devem seguir pelo leito da via, como uma motocicleta. Os autopropelidos, ao contrário dos primeiros, podem ser conduzidos pelas ciclovias.
O treinamento é apenas parte de uma série de medidas para ampliar a segurança no trânsito em Navegantes. Ele marca a prévia do Maio Amarelo, mês dedicado à consciência pela redução de acidentes e óbitos no trânsito.
“Continuaremos no dia a dia trazendo a capacitação para que os nossos guardas possam atuar na fiscalização de forma apropriada, com conduta respeitosa, sempre como uma força cidadã da população navegantina”, conclui Magalí.
.
.
Imagem: Prefeitura de Navegantes