O prefeito Aquiles da Costa e o superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, professor Eduardo Bajara de Souza, receberam nesta quinta-feira, 18 de junho, uma foto histórica inédita para a cidade: a frequência de visitantes na praia da Bacia da Vovó, em 1947, ainda desconhecida da população local.
A imagem é resultante de pesquisa histórica feita pelo professor, escritor e historiador Cacá Fagundes, principal pesquisador de Barra Velha. Ao consultar fontes do Paraná sobre a visitação de turistas paranaenses ao longo da história de Barra Velha, Cacá se deparou com a imagem, de autoria de Arthur Wischral.
No retrato, várias pessoas posam nos costões da Bacia da Vovó. Cacá frisa que, de imediato, viu que não se tratava de uma imagem barra-velhense, e veio pessoalmente pesquisar em Penha. “Eu fui até a Praia da Saudade e à Bacia da Vovó; enquadrei a imagem e pude conferir que se trata daquele costão”, observa o historiador, que também pensou se tratar de alguma praia de Itajaí ou outras cidades, mas elucidou a dúvida já chegando em Penha.
Cacá então resolveu enquadrar a foto e repassar ao prefeito Aquiles, como forma de parabenizar o Governo Municipal pela implantação da Fundação Municipal Cultural de Penha, cujo responsável passou a ser o professor Bajara, com quem Cacá iniciou nesse ano parceria visando a divulgação dos 200 anos da visita do pesquisador francês Auguste de Saint Hillaire ao litoral penhense e barra-velhense.
O fotógrafo paranaense Arthur Wischral deixou grande acervo histórico e é considerado, segundo Cacá, um pioneiro da fotografia documental. Ele era filho de imigrantes alemães, e nasceu no ano de 1894. Começou a trabalhar com fotografia na década de 1910, prosseguindo até o ano de 1964. Pela qualidade de sua obra, foi considerado um dos grandes fotógrafos do Brasil.
“Arthur veio em 1947 passear no litoral da região, fotografando nossas praias. Muitas das pessoas usadas como modelos nessa imagens se repetem nessa foto de Penha e também em Barra Velha. É um grande legado, até porque não conhecíamos essas fotos aqui”, pontua Fagundes. Aquiles e Bajara agradeceram ao professor de Barra Velha pela parceria.