Um homem foi flagrado na Avenida Eugênio Krause, em Penha, enquanto caminhava com uma placa de trânsito sobre os ombros. O flagrante foi feito por um leitor do Penha Online na esquina com a Rua Nilo Anastácio Vieira. O homem passava tranquilamente pela calçada com uma sacola cheia de latinhas em uma mão, e uma placa de trânsito na outra mão. Segundo informações obtidas há alguns meses pelo Penha Online junto ao Departamento de Trânsito de Penha, é muito comum o furto das placas por pessoas que as revendem em comércios de sucata e ferro velho na região. Os furtos ocorrem principalmente em locais mais retirados da cidade.
O problema não causa preocupação somente pelo dinheiro gasto com a reposição das placas furtadas – que custam em média R$ 400.00, mas principalmente porque a falta da sinalização pode causar acidentes, uma vez que as placas têm a função de contribuir para a segurança e bom fluxo do trânsito. Com a ausência de sinalização, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis ficam sem saber como proceder, podendo envolver-se em acidentes.
A pena para este tipo de crime é detenção de seis meses a três anos, além de multa conforme inciso III do artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre essa prática “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei n° 5.346 de 03/11/67).
Em caso de flagrante, acione a Polícia Militar no 190 ou aplicativo PMSC Cidadão.
• Google Play https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sc.pm.pmsccidadao&hl=pt_BR
• Apple Store https://apps.apple.com/br/app/pmsc-cidad%C3%A3o/id1481519067