IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Balneário Piçarras
Balneário Piçarras se prepara para o censo demográfico 2022. A chamada Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios verifica as condições de infraestrutura urbana local até 12 de julho para viabilizar a atuação de visitas de recenseadores a domicílio a partir de agosto.
A pesquisa é realizada por um agente censitários municipal e dois supervisores, com verificação de capacidade de circulação e pavimentação da via, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, sinalização para bicicletas, calçadas, acessibilidade e arborização. Após a conclusão, será dado início ao treinamento dos 23 recenseadores previstos para Balneário Piçarras, entre 18 e 22 de julho.
O censo demográfico começa em 1º de agosto com dois tipos de questionários que levam de 10 a 20 minutos para serem respondidos. As perguntas serão geradas de forma aleatória e será necessário informar o número de moradores, grau de parentesco, características do domicílio, identificação étnico-racial, educação, trabalho, questões de migração, religião, mortalidade, entre outros temas.
Por questões de segurança, será possível realizar a pesquisa por telefone ou internet. A população poderá identificar os trabalhadores por meio de crachá com número de matrícula e QR Code, que pode ver verificado no portal do IBGE ou por telefone. Em setembro de 2021, o IBGE realizou uma reunião para oficializar a realização do censo com os poderes municipais definir colaborações, como disponibilidade de um posto de coleta na Secretaria de Assistência Social, salas de treinamento, sinal de internet e auxílio na logística.
“O censo é a oportunidade para que cada pessoa possa retratar sua realidade e de seu domicílio. Com essas informações, o IBGE elabora dados estatísticos que serão a principal base para a realização de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos”, destaca o coordenador Censitário de Subárea, Felipe Rosa Reiser.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras