Uma moradora de Balneário Piçarras enviou este vídeo ao Penha Online, onde um senhor é literalmente carregado para dentro da agência da Caixa de Balneário Piçarras, para fazer a “prova de vida”. O fato ocorreu na terça-feira da última semana, 28 de janeiro de 2020. O homem que aparece no vídeo, senhor Herbert, tem 86 anos e sofre de Alzheimer. Segundo a denunciante, Camila, os funcionários alegaram não poderem sair em frente a porta do banco para fazer a prova de vida por motivo de segurança.
A assessoria de imprensa enviou ao Penha Online uma nota sobre o caso; segue abaixo na íntegra:
“A CAIXA informa que a prova de vida é uma exigência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), vinculado ao Ministério da Economia, e tem caráter obrigatório. (…) O beneficiários com dificuldades de locomoção ou acima de oitenta anos, é possível o agendamento de comprovação de vida, por meio de requerimento ao INSS, para que seja encaminhado representante à sua residência ou ao local requerido. Também é possível, em alguns casos, realizar a prova de vida por meio de um procurador, que deve ser previamente cadastrado no INSS.”
A denunciante diz que tentou entrar em contato com INSS por vários dias via telefone e que chegou a ficar mais de uma hora em uma ligação, até que decidiu telefonar direto para a Caixa da cidade.
Neste contato, segundo ela, lhe foi passado que poderia levar o tio até a agência e que a prova seria feita no carro; no entanto ao chegar no local, eles receberam a notícia de que os funcionários não poderiam sair da agência para este fim. Os familiares do senhor Herbert decidiram então “carregá-lo” para dentro da agência.
A família fez denúncia no PROCON e no Ministério Público.
Alex Rech – Penha Online