[VÍDEO] IMA/SC divulga novo relatório da balneabilidade das praias de Penha e região; veranista questiona ponto considerado próprio na Praia do Quilombo, mesmo tendo saída de esgoto no local


PUBLICIDADE

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou no fim desta sexta-feira(29), o quarto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 148 estão próprios para banho, o que representa 62,18%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho, o que equivale a 67,82%. Penha e região também aparecem no relatório, com resultados obtidos através de coletas realizadas no último dia 12, sob o seguinte cenário:

Penha: 6 próprios / 5 impróprios
Balneário Piçarras: 2 próprios
Barra Velha: 2 próprios / 3 impróprios
Navegantes: 4 impróprios

As amostras de Penha foram coletadas na quinta-feira(28), e apontaram que o ponto 03, na Praia do Quilombo, em frente à Rua Inês de Souza, está própria para banho, porém, nas imagens registradas por um veranista na manhã da sexta, e enviadas ao Penha Online, mostram uma saída de esgoto exatamente no local em questão. Confira abaixo a relação completa das análises e abaixo, o vídeo em questão.

.

.

.

O relatório completo está neste link https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2023-12-29

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.