Duas bombas de combustíveis irregulares foram interditadas pelos fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) em Balneário Piçarras. A ação ocorreu durante as fiscalizações de rotina. Segundo o diretor de Metrologia Legal, Hercílio de Oliveira Bez, uma delas apresentava erro de 0,7% e outra com 0,6%, causando prejuízos ao consumidor. Ao todo, foram fiscalizadas 16 bombas. Os donos dos estabelecimentos notificados responderão a um procedimento administrativo com prazo para apresentar defesa.
“Durante a ação, devido a indícios apresentados, foram abertas as bombas para a realização de pericias a fim de verificar possíveis fraudes eletrônicas, as quais, não foram detectadas. Os erros encontrados são em decorrência de desgaste de uso”, explica o diretor. O Imetro-SC não informou qual o posto de combustíveis em questão.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).
Cuidados ao abastecer
O Imetro-SC alerta aos consumidores alguns cuidados para evitar cair em fraudes ao abastecer seus veículos:
– Conhecer bem o consumo do carro para perceber possíveis diferenças no abastecimento
– Sempre acompanhar o abastecimento e verificar se realmente vai começar a marcar do zero
– Conferir se o preço indicado na placa do posto é o mesmo registrado na bomba
– Ficar atento se o bico que vai ser usado corresponde ao seu pedido de abastecimento (por isso é bom deixar bem claro ao frentista, qual produto você quer abastecer)
– Se desconfiar que a quantidade abastecida é menor que o indicado na bomba, utilize os canais de denúncia conforme o órgão fiscalizador de sua cidade, que pode ser o Inmetro ou Imetro-SC
– Se desconfiar da qualidade do combustível, use os canais de denúncia da ANP, que é responsável pela qualidade dos combustíveis
Imagem: Imetro/SC