Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Inicia dia 10 cadastro para atingidos pelo “Ciclone Bomba” solicitar FGTS na Caixa Econômica de Penha

O Governo Municipal, em conjunto com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Penha inicia dia 10 de agosto, próxima segunda-feira, o cadastramento de imóveis atingidos pelo “Ciclone Bomba” no último dia 30 de junho. Esse cadastro servirá para solicitar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) a liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) às famílias atingidas pelo vendaval.

Júlio Evaristo, coordenador da Defesa Civil de Penha, informa que a efetiva liberação do FGTS será de total responsabilidade da CEF, entidade que gere e administra o recurso. “Ainda não há uma data e nem garantia da liberação do recurso. Serão cadastrados apenas os endereços dos imóveis atingidos diretamente pelo vendaval, ou seja, que sofreram danos materiais provocados pela força do vento”, detalha ele.

O cadastramento será efetuado de segunda (dia 10) a sexta-feira (dia 14), das 12h às 18h, exclusivamente pelos números de WhatsApp (47) 3347-0584 e (47) 99724-6380. Júlio atenta que para validar o cadastro, deverão ser repassados o nome completo do solicitante; endereço completo (conforme consta no comprovante de residência, com rua, número e bairro); e ainda fotos dos danos causados no imóvel atingido.

Também vale, segundo o coordenador, a foto da nota fiscal ou cupom fiscal dos materiais adquiridos para o reparo na residência, caso já tenham sido efetuados. “Será aceita a nota fiscal ou cupom fiscal com data até 15 de julho deste ano”, pontua Evaristo.

No caso em que o solicitante não possuir documentos comprobatórios (fotos, nota fiscal ou cupom fiscal) de que o imóvel foi atingido, esta situação será avaliada isoladamente pela Defesa Civil. A coordenadoria de Penha ressalta que o cadastro efetuado é do endereço do imóvel, e não nominal do morador ou moradores. “Posteriormente poderão ser realizadas vistorias em todos os imóveis cadastrados, para constatar que foram realmente atingidos pelo vendaval”, finaliza o coordenador.

 

Dados úteis:

Documentos: