O Instituto do Meio Ambiente (IMP) inaugura a Praça das Baleias neste sábado (26), às 15h. O evento contará com atividades de educação ambiental mediadas por responsáveis técnicos em parceria com o Conexão Verão, da NSC TV.
A estrutura elaborada para arremeter tanto a preservação ambiental quanto a potencialidade turística do local. A praça, desenvolvida pelo comitê gestor do Programa Bandeira Azul, está localizada na praia, na descida da Avenida Getúlio Vargas. A estrutura terá duas réplicas de baleias Franca-Austral em tamanho real, pintadas pelo artista plástico Fox Malinoski, e um letreiro “Sou # Balneário Piçarras”.
Na quarta temporada consecutiva de certificação do programa, Balneário Piçarras conquistou a maior extensão certificada do país e a praia do município recebeu a visita de um expressivo número de baleias que migraram para a região.
No município, o programa é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMP). A praça conta com patrocínio de iniciativa público-privada de membros do comitê gestor, as empresas Vetter e Proma.
Conexão Verão
No sábado (26), haverá atividades das 12h às 15h. A dinâmica Poluição Marinha e Impactos na Fauna terá mediação do Somos do Mar e será voltada a toda família, com ênfase nas crianças. O Corpo de Bombeiros Militar atenderá uma turma de inscritos do Projeto Golfinho, com abordagem da prevenção aos afogamentos, a identificação das bandeiras e seus significados, cidadania e meio ambiente.
Das 14h às 18h, a atividade Tartarugas Marinhas no Brasil será desenvolvida de maneira recreativa sobre as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A coordenação será de responsabilidade da equipe técnica do IMP em parceria com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bahia de Santos (PMP-BS).
Das 15h30 às 16h30, a contadora de histórias Bell Bandeira irá abordar o Projeto Musical Praia Limpa “Carnaval Ambiental” de maneira lúdica.
Já no domingo (27), a primeira atividade ocorre das 12h às 14h. A atividade Compostagem de Casca de Coco Verde vai utilizar restos da fruta no processo inicial de compostagem (trituração). O adubo gerado será utilizado como adubo nos canteiros da cidade.
Das 15h às 18h, acontece a dinâmica Reciclagem de Lixo Marinho, com mediação da instituição Eco Local Brasil. O objetivo é conscientizar e informar quanto à preservação das praias e os impactos causados pelo descarte indevido de plásticos no meio ambiente.
A atividade ‘Compostagem: Um Caminho Para a Sustentabilidade em Balneário Piçarras’ contará com mediação da Euro Ambiental das 12h às 18h, com abordagem sobre o reaproveitamento de resíduos e a separação correta de orgânicos e recicláveis.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras