O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) aplicou a programação da 1ª edição da Semana do Lixo Zero Costa Azul na cidade, em parceria com outras pastas municipais e instituições. A 1ª edição aconteceu entre os dias 21 e 28 de outubro e impactou mais de 1300 pessoas.
A iniciativa foi realizada simultaneamente aos outros municípios da Costa Azul: Penha, Barra Velha e Navegantes, em prol da preservação ambiental. Entre as atividades promovidas pelo IMP em Balneário Piçarras em parceria com a Secretaria de Educação, houve apresentações culturais e entregas de ecobrinquedos nas unidades escolares e creches, em conjunto com a Assistência Social e Fundação Municipal de Cultura.
As ações também contemplaram as instituições de ensino particulares. Ainda nas escolas, foram entregues bituqueiras ecológicas para confecção de artes simbólicas, que serão distribuídos posteriormente nos cinzeiros de praia. Os alunos da Escola Alexandre Guilherme Figueiredo realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto da Casan.
Em parceria com o projeto Protetor Ambiental, executado pela Polícia Militar Ambiental, foi promovido um acampamento na ONG SelvAge Mata Atlântica. Os alunos do projeto também realizaram o plantio de árvores na Avenida Emanoel Pinto.
O IMP promoveu, junto com a ONG SelvAge Mata Atlântica, uma ação de vivência com o grupo de idosos da Secretaria de Assistência Social, abordando a redução de resíduos e a reciclagem. O Instituto promoveu ainda uma oficina de compostagem e um ecobazar de roupas.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras