Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras promove primeira ação de distribuição de adubo obtido a partir da compostagem dos resíduos orgânicos


PUBLICIDADE

A comunidade poderá usufruir da primeira ação de distribuição de adubo produzido na Central de Compostagem de Balneário Piçarras, vinculada ao projeto Recicla Aí. Os pacotes serão distribuídos na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMP) aos moradores que já participam do projeto por meio das lixeiras de separação em três frações.

Para retirar os pacotes de adubo, será necessário levar documento de identificação e comprovante de residência. É possível obter um pacote por pessoa. O IMP está localizado na Rua Eulálio da Trindade, 76, Centro, com atendimento das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h.

O adubo foi obtido a partir da compostagem dos resíduos orgânicos fornecidos pela população de Balneário Piçarras e pode ser utilizado de maneira ampla, como pomares, jardins, hortas e plantio de árvores. Na Central de Compostagem, os resíduos orgânicos recolhidos pelo caminhão do projeto são misturados com podas de árvores e cascas de coco trituradas.

O IMP iniciou o cadastramento de moradores para implantar as lixeiras de separação em três frações em agosto de 2020. Na fase piloto da ação, que é uma das previstas no projeto Recicla Aí, foram contempladas mil residências. A premissa de distribuição foi o comprometimento dos habitantes com a separação de resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos e o espaço de, no mínimo, 1,5 metros de calçada para a instalação das lixeiras.

Recicla Aí

O município desenvolve ações do programa com investimento federal, por meio de recurso de R$ 2.742.500,00 fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que contemplou Balneário Piçarras com o primeiro lugar do Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

.

.

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras