A Águas de Penha acaba de investir na adequação do supervisório de 11 boosters (bombas na rede de distribuição de água), do Centro de Controle Operacional da concessionária. O investimento ampliará o monitoramento de todo o sistema de distribuição de água da cidade, beneficiando a população de forma geral. Esses pontos captam os dados e os transmitem ao CCO. As informações são processadas por softwares especializados, permitindo que os técnicos tenham um acompanhamento, em tempo real, sendo alguns deles,vazão, pressão, reservação e distribuição de água em toda a cidade, agilizando as tomadas de decisões e as ações.
Na prática, a empresa ampliou a visualização e a quantidade de informações disponíveis para os colaboradores, exibindo o sistema de abastecimento de água de forma ainda mais detalhada. Conforme Maraísa Mendonça Oliveira, responsável pelo CCO, a readequação no supervisório trouxe diferentes benefícios, como os novos pontos de comunicação dos boosters e melhoria na visualização de pontos de pressão, por exemplo.
“No Centro de Controle Operacional nós temos a visualização e controle sobre todo o sistema de abastecimento de água”, explica. “Através deste controle podemos efetuar diversas ações de forma remota, como aumentar ou diminuir a pressão na rede através do acionamento de bombas, identificar a possibilidade de vazamentos ou alguma inconsistência no sistema”, conclui.