Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Itajaí decreta Estado de Emergência por cheias e marginais da BR-101 são interditadas junto ao trevo de Navegantes; imagens de Rio do Sul e Taió impressionam

O rio Itajaí-Açu atingiu pico de 10,19 metros às 6 horas da manhã desta segunda-feira(09) em Blumenau, e agora às 12:15h está com 9,88 metros. No final da noite do domingo(08) a BR-101 em Itajaí teve as marginais interditadas nas proximidades do trevo com a BR-470, em Navegantes, situação que segue até o momento. Assista a imagens abaixo, ao final da matéria.

A prefeitura de Itajaí decretou Estado de Emergência Hídrica no município, e, considerando o elevado volume de chuvas, a tendência de elevação do nível dos rios e o alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim. No decreto, é alertada a possibilidade de desabastecimento, em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. O Semasa em conjunto com os demais órgãos da administração municipal deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, podendo requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

Em dados oficiais divulgados ao meio-dia desta segunda, o nível do rio Itajaí-Açu, na região da Murta, está com elevação de 2,90m e o rio Itajaí-Mirim, próximo da Colônia Japonesa, tem 2,64m de elevação, enquanto o canal antigo do rio Itajaí-Mirim tem 2,50. Os principais bairros atingidos são a Murta, Cordeiros, Dom Bosco, São Vicente, Espinheiros e Barra do Rio.

A cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, vive uma enchente histórica e o nível da água já superou o registrado na enchente de 2011. A cidade tem cerca de 18 mil habitantes. Imagens aéreas mostram a proporção da enchente na cidade. São dezenas de casas inundadas e pessoas ilhadas. Segundo a Defesa Civil do município, o nível das águas chegou 12,11 metros nesta manhã.

.

.

Imagem: SAMU-SC / Bombeiros Voluntários de Navegantes / PRF-SC