O lobo-marinho-do-Sul resgatado pela Univali na praia da Armação em Penha na última quinta-feira, foi solto neste fim de semana na Praia da Paciência. De acordo com a médica veterinária Adriane Steuernagel, o animal estava clinicamente saudável, com bom escore corporal e não precisou passar por tratamento medicamentoso, pois apresentava somente sinais de exaustão física. O deslocamento para a unidade foi feito para a segurança do animal devido à aproximação de cães no local de encalhe. As condições climáticas e marítimas também impediram o exame clínico detalhado na praia.
As unhas das patas foram pintadas de verde para identificação externa caso o animal volte a encalhar. Este lobo-marinho havia sido registrado em maio pela equipe da Univille, onde recebeu um microchip próximo às nadadeiras peitorais, dispositivo que armazena o código do animal e indica que o indivíduo passou por outras instituições.
A contenção e o manejo de animais silvestres são feitos somente por profissionais capacitados. Um animal selvagem pode ser agressivo quando se sente ameaçado. Ao avistar um lobo ou leão marinho, não se aproxime do animal, não tente o alimentar nem o reintroduzir ao mar. Ligue para o PMP-BS pelo 0800 642 3341 e informe a praia, o município e um ponto de localização.