Já estão no porto de Navegantes os dois novos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira


PUBLICIDADE

Chegou no início da madrugada desta sexta-feira (05) a Navegantes, o navio MV MITIQ, um cargueiro de bandeira holandesa, que trouxe mais uma remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira. O navio foi especialmente fretado para esta operação e saiu do Porto de Norrköping, na Suécia, no dia 14 de abril. O trajeto foi concluído em 21 dias de navegação após pouco mais 11 mil quilômetros, conforme cronograma previsto.

Durante esta sexta-feira, ocorre a operação de retirada das aeronaves do interior da embarcação. E como toda carga que chega ao Brasil, os aviões precisam passar pela fiscalização aduaneira para verificação da documentação, antes de serem liberados para a etapa seguinte.

Na próxima madrugada, de sexta para sábado, deve ocorrer o transporte dos F-39E Gripen FAB4105 e FAB4106, entre a Portonave e o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, onde serão preparados pelos técnicos da Saab, e colocados em condições de voo para decolarem rumo a Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde se localiza o Gripen Flight Test Center (GFTC), na unidade da Embraer Defesa & Segurança.

Na próxima terça-feira (09) vai ocorrer na unidade da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, a inauguração da linha de montagem do Gripen no Brasil, como parte da transferência de tecnologia para o fornecimento de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Programa F-X2.

Para iniciar o processo no Brasil, quatro aeroestruturas do Gripen E, incluindo a asa, as fuselagens dianteira, central e traseira foram enviadas de Linköping, na Suécia, para Gavião Peixoto, em São Paulo, em meados de fevereiro. Para a montagem final na Embraer, as aeroestruturas serão enviadas das fábricas da Saab em Linköping e da Fábrica de Aeroestrutura, em São Bernardo do Campo (SP), sendo montadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto.

 

Imagem: Saab