Jardinagem é a nova ferramenta terapêutica dos pacientes do CAPS Leila Antão


PUBLICIDADE

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão possuem uma nova ferramenta de auxílio de forma terapêutica: a jardinagem. Além do plantio de mudas, os pacientes também realizarão a manutenção do jardim, trazendo tranquilidade e grande satisfação. A ação faz parte de uma série de iniciativas iniciadas no Janeiro Branco, mês da Conscientização da Saúde Mental.

“A iniciativa irá proporcionar uma sensação de bem-estar, contribuindo diretamente em sua evolução. Além da saúde mental, traz benefícios como agilidade, sensibilização motora, flexibilidade física, memorização visual, percepção e habilidades. No local, após o acolhimento e atendimento médico e psicológico, os pacientes são inclusos em diversas atividades em grupos, oficinas terapêuticas, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. Temos grupos de jovens, de álcool e drogas, de mulheres, da família, por exemplo. Basta comparecer e será muito bem acolhido por toda a equipe”, destaca o Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros. Para participar das ações no CAPS, num primeiro momento, não há necessidade de realizar agendamento.

O CAPS funciona das 08h às 17h, sem fechar para almoço, e conta com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, psiquiatria, artesã, técnica administrativo, assistente social, pedagogia e equipe de apoio. O WhatsApp para atendimento é (47) 99291-9010, garantindo total sigilo do paciente. O CAPS fica localizado na Rua João Mariano Furtado nº131, na Armação.

 

Imagem: prefeitura de Penha