A Junta Militar de Penha alerta aos jovens que completam 18 anos em 2023 para o prazo do alistamento militar obrigatório. Ele vai até o dia 30 de junho e pode ser feito através da internet, ou, presencialmente na Casa da Cidadania, que fica na Avenida Nereu Ramos, sala 6 (travessa ao lado da Lanchonete da Praça).
Pela internet, é possível realizar alistamento em www.alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro (disponível na PlayStore). Quem não tiver acesso à internet ou dificuldades para proceder com o alistamento, pode procurar a Junta Militar, na Casa da Cidadania, das 08h às 12h e das 13:30h às 17:30h.
A Secretária da Junta Militar de Penha, Jociane Thibes, explica que é disponibilizado um computador para aqueles que não tem acesso à internet. “A equipe também fica à disposição para orientar os jovens que precisem de ajuda”. Quem não se alista sofre algumas sanções, mesmo que seja dispensado do serviço.
“O alistamento é um dever cívico previsto em Lei. Quando o jovem não fica quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, finaliza Jociane. Entre as restrições, estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público. O telefone para contato é o 3345-8645.
Imagem: Prefeitura de Penha