Treze atletas de Penha competiram no Campeonato Estadual de Karatê, ocorrido neste sábado (11) na cidade de Palhoça-SC, na Grande Florianópolis. O evento reuniu karatekas de aproximadamente 15 municípios de Santa Catarina e ao final da competição, os penhenses coordenados pelo técnico Ruan Arno Brockveld somaram nada menos do que 15 medalhas, sendo 5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze.
Esta foi a primeira competição que o Karatê Shotokan de Penha participou, já conquistando este belíssimo resultado. O próximo evento será o OLESC (Olimpíada Estudantil Catarinense), ainda sem data definida pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte).
Confira a seguir a relação das conquistas dos alunos do Centro de Treinamentos da Santa Lídia:
– Ruan
1° lugar (kumite -84)
1° lugar (kumite +84)
3° lugar (kumite Open absoluto)
– Mateus
2° lugar (kata individual)
– Josiane
1° lugar (kumite individual)
– Renan
3° lugar (kumite individual)
2° lugar (kata individual)
– Guilherme
1° lugar (kumite individual)
1° lugar (kata individual)
– Hyohana
3° lugar (kumite individual)
– Manuela
3° lugar (kumite individual)
– Marvin
2° lugar (kumite individual)
– Pedro Henrique
2° lugar (kumite individual)
– Cláudiano
2° lugar (kumite individual)
– Paulo
3° lugar (kumite individual)
Os “Kata” são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa. Para a execução de um Kata é necessário levar em conta os seguintes fatores: força, velocidade de execução, postura, atitude e boa forma física. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o atleta, supostamente, estará a viver, de forma a sua prática possa vir a ser um proveito real para o praticante.
“Kumite” significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário real. O objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a observar-se no trabalho de Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correta aplicação de técnicas de ataque e defesa.