Leitor reclama do prazo para ser atendido por oftalmo e para conseguir exames de sangue pela rede municipal
Um leitor do Penha Online entrou em contato para relatar uma situação em que se deparou com a saúde do município de Penha. Segundo ele, ao solicitar consulta com um oftalmologista, lhe foi pedido para aguardar o prazo de 12 meses. Além disso, o leitor reclama também do prazo para realização de exame de sangue: 2 meses.
Entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Penha, onde nos foi informado que Penha possui um oftalmologista credenciado que atende apenas casos de baixa complexidade. Os casos mais complexos por sua vez, são encaminhados para atendimento em Itajaí. Diante deste, a demora acaba ocorrendo devido ao amplo fluxo de pacientes da própria cidade de Itajaí e também de outras cidades da região que também para lá são encaminhados. A coordenadora da Saúde, Débora, nos passou inclusive que a secretaria está se mobilizando para resolver este longo intervalo de espera dos pacientes, mas que há uma fiscalização do Ministério Público que não permite que pacientes sejam passados na frente de outros, obrigando que se respeite a ordem da solicitação. E para finalizar esta questão, a coordenadora declarou que o prazo dado ao paciente foi de no máximo é de 12 meses, não significando que ele terá realmente de esperar este tempo, podendo ser atendido antes.
Com relação ao exame de sangue, Débora informa que a Secretaria de Saúde está trabalhando para diminuir este prazo e que em breve ele deverá voltar ao normal.