Leitor relata demora para conseguir clínico geral na UBS de Armação; Secretaria da Saúde explica


PUBLICIDADE

Um leitor entrou em contato nos contando que procurou a Unidade Básica de Saúde da Armação na terça-feira 08 de outubro e conseguiu consulta somente para o dia 23 de outubro, portanto, 15 dias depois. Segundo ele, os atendentes deixaram sub-entendido que há uma nova regra ou norma, a qual causou esta demora. Como ele estranhou o tempo de espera, e de fato 15 dias parece ser muito tempo para se conseguir uma consulta inicial com clínico geral, procuramos a Secretaria de Saúde de Penha em busca de explicações.

 

 

Fomos recebidos pela coordenadora Débora, que nos contou que na UBS da Armação são dois médicos trabalhando –  Dr. Cristian e Dra. Juliana – para atender quase 5 mil pessoas do bairro; “quando o caso é urgente, há o encaminhamento para o Pronto Atendimento, senão, é preciso aguardar a fila“, comenta Débora, que complementa: “o ideal seria obviamente atender no mesmo dia, no dia seguinte ou no máximo em uma semana, porém a realidade é complicada, a demanda é grande para poucos profissionais“. Ainda segundo ela, houve períodos piores, mas que foram amenizados pelo credenciamento de médicos, porém ainda não é o ideial pois o médico credenciado atende um número de até 20 pacientes pela manhã e não tem mais compromisso de ficar na unidade. E na parte da tarde, um médico do Programa Mais Médicos atende também um número limitado e menor de pacientes.

Contudo para melhorar a situação a coordenadora comenta que será realizado neste domingo dia 20 de outubro um concurso que poderá resultar na contratação de 8 médicos 40h, ou seja, um médico para cada unidade básica de saúde da cidade. Os que forem aprovados e se apresentarem de fato, poderão ser contratados para ficar nas UBS no período da manhã e no período da tarde, agilizando e muito o atendimento.

Por fim, a coordenadora da Secretaria de Saúde pede que a população tenha só mais um pouquinho de paciência e confiança, porque melhorias estão por vir junto destes médicos 40h.