O Penha Online recebeu de uma leitora, a Jennifer, um pedido de publicação onde ela visa agradecer aos responsáveis por um momento mágico vivido seu irmão em uma das praias de Penha (assista ao vídeo no final da matéria): “Gostaria de agradecer à prefeitura de Penha pela iniciativa, ao criador deste projeto, a Santur, por disponibilizar essas cadeiras anfíbias para as prefeituras, e a este salva-vidas que se disponibilizou em poder proporcionar um banho de mar acessível e seguro ao meu irmão Jander, que apresenta mobilidade reduzida devido a alguns problemas de saúde. Que este registro alcance mais pessoas que passam pela mesma situação, que motive, e que nunca deixem de acreditar que tudo é possível. Uma satisfação em poder compartilhar esse momento incrível com todos vocês e gratificante em vê-lo feliz. Nossa família agradece pela oportunidade”, disse ela.
As praias do Quilombo, Armação, Praia Grande e Bacia da Vovó disponibilizam das cadeiras para garantir acessibilidade e um banho em segurança para cadeirantes e deficientes que moram ou venham a visitar Penha. Os materiais foram fornecidos pela agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) à Prefeitura de Penha, assim como a diversas cidades do litoral catarinense.
O Projeto Praia Acessível começou há dez anos, em uma praia do sul do estado e permite que pessoas com deficiência utilizem cadeiras anfíbias para um banho de mar seguro. A cadeira anfíbia é leve e resistente à areia. Na água, a cadeira flutua e, com um lifebelt – flutuante utilizado pelos guarda-vidas – o banho é completo.
.