Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Limpeza da praia retira mais de 140 toneladas de resíduos por mês em Navegantes

Acordar cedo, sair para uma caminhada na orla e encontrar a praia limpinha. Em Navegantes, isso acontece graças ao trabalho feito pela equipe da Secretaria de Água e Saneamento Básico (Sasan), que recolhe mais de 140 toneladas de resíduos todos os meses com a limpeza da faixa de areia da praia. O serviço acontece diariamente, de segunda a segunda, das 5h às 13h30.

O trabalho, realizado ao longo dos 11 quilômetros de orla, é notado pela população, especialmente quem vai curtir a praia já nas primeiras horas da manhã, como é o caso da gaúcha Janete Menezes. Moradora do bairro Meia Praia, ela aprecia o começo do dia à beira-mar junto de seu chimarrão. “A limpeza é muito eficaz. É muito bom curtir o nascer do sol com a praia limpa. É gratificante ver a equipe se preocupando com os moradores e quem frequenta a praia”, declara. “A gente vê que Navegantes está cada vez mais bonita, caprichada; não tem mais tanta sujeira na praia”, comenta Laurindo Carvalho, também morador da Meia Praia.

Há 10 anos em Navegantes, Arno Elias da Silveira e sua esposa adotam a caminhada no início da manhã como prática esportiva e percebem como o trabalho da limpeza faz a diferença. “Desde o primeiro dia que começou esse serviço, achei algo muito bom. O pessoal está de parabéns”.

O líder da equipe da limpeza, Edilson De Souza, diz que a população reconhece o esforço feito. “Limpar a praia e os outros virem perto de ti, cumprimentar, fazer um gesto de gratidão pelo nosso trabalho, não tem preço”.

A operação envolve dois tratores com carretas, cada um conduzido por um operador, além de oito pessoas responsáveis pela limpeza manual, que trabalham em conjunto com os veículos.

Além dos tratores e da equipe manual, o trabalho conta com o apoio de uma retroescavadeira para o transporte do material recolhido. O entulho é carregado em uma caçamba traçada e levado para descarte.

Segundo Renato Benatti, secretário da Sasan, a única exceção ao cronograma ocorre em dias de chuva intensa. “Mas se estiver apenas garoando, o trabalho segue normalmente, com uso de capa de chuva”, explica.

Durante os meses de maior movimento — dezembro, janeiro, fevereiro e março — o serviço é reforçado com uma segunda equipe. Neste período, uma equipe atua no turno da manhã (5h às 13h30) e outra assume à tarde (14h às 18h).

.

.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes