Lobo-marinho aparece em Penha nesta quinta


PUBLICIDADE

A UNIVALI de Penha registrou o aparecimento de um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) na Praia do Trapiche, em Penha (SC), na manhã desta quinta-feira (9). O mamífero retornou ao mar após ser monitorado e atendido no local pela equipe da Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com informações das médicas veterinárias Tiffany Emmerich e Mirela Mezadri, que integram a equipe da Univali, o animal era um macho, adulto, com bom escore corporal. Estava responsivo a estímulos através da vocalização, mas apresentava uma lesão oftálmica bilateral, aparentemente inflamatória. Foi observada também uma laceração profunda no espelho nasal, além de cortes superficiais nas nadadeiras. A temperatura corporal foi aferida por termógrafo e a frequência respiratória foi observada através dos movimentos torácicos à distância, todos dentro da normalidade.

Apesar das lesões observadas, a equipe concluiu que não seria necessário o transporte do animal para a Unidade de Estabilização, pois este processo poderia acarretar estresse, interferência negativa no comportamento natural da espécie e queda na imunidade. Após as análises em campo foi realizada uma operação para contenção física e administração de anti-inflamatório injetável, antibiótico de longa ação e colírio tópico. O lobo-marinho retornou ao mar após o atendimento veterinário. As praias estão sendo monitoradas caso o animal retorne.