Uma equipe da UNIVALI-Penha passou este domingo (2) monitorando um lobo-marinho-do-Sul na Praia do Quilombo, em Penha. O animal era uma fêmea juvenil, estava saudável e sem lesões evidentes. Permaneceu durante toda a manhã e tarde descansando na faixa de areia, comportamento natural da espécie.
Após a avaliação externa realizada pela médica veterinária Mirela Mezadri, que integra a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi constatado bom escore corporal e boa integridade física. A equipe permaneceu em campo para garantir o bem-estar e segurança do lobo marinho, evitando aproximações ou interferências humanas.
A ocorrência de Pinípedes nessa época do ano é comum nas praias da região Sul e parte do Sudeste do Brasil. São espécies semiaquáticas que partem de colônias reprodutivas no litoral do Uruguai e Argentina. Esse deslocamento das colônias acontece após o período reprodutivo, movimento favorecido pela Corrente das Malvinas.
O cansaço do esforço migratório faz com que os animais se aproximem da faixa de areia e de costões rochosos para repouso – por isso é importante respeitar o espaço e o comportamento natural da espécie. Os lobos, assim como os leões marinhos, estão dentro da família Otariidae. Neste ano, a Univali registrou a ocorrência de cinco lobos marinhos, todos vivos e em praias de Penha.