Mães carentes cadastradas na Assistência Social de Penha reclamam que não estão recebendo o Auxílio Natalidade; secretário Sérgio de Mello fala sobre a situação


PUBLICIDADE

Uma moradora de Penha está pedindo informações sobre o auxílio natalidade oferecido pelo município, porém, que não foi pago à ela há mais de três meses: “estou precisando muito para pagar aluguel e comprar algumas coisas para meus dois filhos, fiz o cadastro em 29 de junho e até agora eu não recebi nada, me falaram que ia cair em 60 dias, já passou 90 dias”.

A reclamante conta que lidera um grupo com mais de dez mães que também estão cadastradas na Assistência Social para receberem o auxílio, mas que igualmente não receberam e aguardam há meses. O auxílio é pago em parcela única de aproximadamente R$ 500.00, assim que o bebê nasce.

Segundo ela, na Assistência Social teria alguém encarregado de fazer os depósitos, mas quando questionados, dizem que o responsável pelo pagamento é a Secretaria da Fazenda.

Nossa reportagem fez contato com o secretário da Assistência Social, Sérgio de Mello, que num primeiro momento ficou de levantar todos os dados, e no dia seguinte declarou que todos os casos de auxílio natalidade na atualidade estão caminhando dentro dos trâmites: “fizemos um levantamento caso a coso e realmente tínhamos uns casos parados por falta de assinatura e outros parados em alguns setores. Reunimos todos e passamos agora para a fazer final do processo. Hoje temos vários auxílios em diferentes fases, porém os mais atrasados começa o pagamento no meado deste mês, mas solicitei agilidade em todos os outros também. Nesta reunião criamos um novo mecanismo de fluxo para melhorar a agilidade no pagamento. Teremos através de um protocolo o acampamento desde a entrada até a finalização do processo”, conta o secretário, que conclui dizendo estar confiante que terá mais agilidade a partir de agora, pois haverá check list de todos os documentos.