Os alunos dos anos finais de cinco escolas de Balneário Piçarras assistiram nesta semana a uma encenação teatral que abordou a prevenção do abuso sexual infantil. A ação foi viabilizada dentro da campanha da Secretaria de Assistência Social no Maio Laranja, que trata sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A peça foi apresentada nas escolas Monteiro Lobato, Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrichsen (CIEF), Professora Francisca Borba, Professora Felicidade Pinto Figueredo e na Escola de São Brás.
A cada uma hora, três crianças são abusadas sexualmente no Brasil, por ano, 500 mil crianças sofrem com a exploração sexual. Por causa dessa triste realidade nasceu o Maio Laranja e através do grupo Detalhe Teatro, de Blumenau, o tema foi abordado de maneira lúdica e didática. “Tratando de um tema delicado, conseguiram abordar de maneira adequada e coerente, abrindo espaço para, caso algo esteja acontecendo os alunos, tenham onde buscar ajuda”, destaca a diretora da Escola Monteiro Lobato, Rosa Toller.
A peça “Isso não é brincadeira!” trouxe momentos de reflexão aos alunos, fazendo com que a empatia tomasse conta da plateia. Histórias de jovens sofrendo abuso sexual por parentes e familiares, pedofilia, brincadeiras agressivas e outros temas foram abordados no teatro. Ao final da apresentação, o grupo fez uma bate-papo com os alunos, onde sanou dúvidas e apresentou a equipe de assistentes sociais que estão à disposição dos alunos para acolhê-los em uma conversa caso eles tenham se identificado em algumas das histórias contatadas.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras