A nebulização espacial, mais conhecida como fumacê, foi aplicada em mais de 30 ruas de Balneário Piçarras na madrugada e manhã desta terça-feira, 25. Agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue da Secretaria de Saúde começaram o trabalho às 4h30min e concluíram a ação por volta das 9h. A fumaça branca espalhada mata na hora os mosquitos adultos que sobrevoam os espaço, principalmente as fêmeas, que têm o hábito de estar fora das casas. Conforme a Secretaria de Saúde, a cidade 73 moradores em tratamento e 738 focos positivos do mosquito da dengue, que também transmite chikungunya e o zika vírus.
O trabalho dos agentes da prefeitura de Balneário Piçarras percorreu mais de 30 ruas dos bairros Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio, Itacolomi e do Centro. Um veículo da Vigilância Epidemiológica do governo do estado passou nas áreas de foco e borrifou o inseticida Cielo através da técnica UBV, sigla que significa Ultra Baixo Volume. Este inseticida é inofensivo aos seres humanos e mata na hora os mosquitos adultos.
O fumacê têm eficiência limitada, já que só consegue matar os insetos adultos que estiveram em voo no momento da pulverização. Para que as ações de combate à dengue sejam efetivas é preciso que os moradores atuem dentro de casa evitando deixar água acumulada em vasos de plantas e principalmente nas calhas de telhados.
O Programa de Controle e Combate à Dengue monitora todo o município e realiza bloqueios de transmissão quando são registrados novos focos positivos do mosquito. O bloqueio consiste na utilização de veneno em um raio de 150 metros do local do foco ou da residência da pessoa infectada.
A notificação a terrenos com acúmulo de lixo dá ao proprietário 30 dias e possível prorrogação para realizar a limpeza. Caso não seja cumprido o prazo estabelecido, a prefeitura tem permissão para limpar o local e aplicar multa ao proprietário. “Encontrar a localização do proprietário depende diretamente de que a pessoa mantenha um cadastro atualizado na prefeitura. O município deve, por lei, aguardar o prazo de notificação para que entre em ação com a limpeza do local”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue, André Luiz Ladewig.
No último dia 15 de abril, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de limpeza no Bairro Itacolomi para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação contou com a participação de 43 pessoas e foram recolhidos 68 toneladas de lixo, 83 pneus e 27 vasos sanitários.
Evite o mosquito
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Sintomas
A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras