Mais de 40 escolas públicas do Litoral Norte de SC participam de programa internacional de educação ambiental


PUBLICIDADE

Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica. Esse é o objetivo do programa “Ao Redor da Ibero-América”, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. Promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), o projeto é destinado a estudantes do 4º ou 5º ano, do ensino fundamental de escolas públicas.

Na região norte de Santa Catarina, o projeto foi lançado nas cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e São Francisco do Sul. Nessas localidades, são mais de 40 escolas, 90 professores e 1.800 alunos envolvidos. Nos próximos dias, será a vez de Blumenau receber o lançamento do programa internacional, aplicado também na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai.

Em Balneário Piçarras, o lançamento contou com a participação da secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte, que destacou a importância do tema e falou aos alunos para não esquecerem do título da redação, critério classificatório para o concurso. Em Barra Velha, o evento contou com a presença do prefeito, Douglas Elias da Costa. “Nossa cidade é linda e precisamos cuidar do meio ambiente e das nossas belezas naturais. A Veolia vem fazendo um trabalho importantíssimo na região e esse projeto de educação ambiental vem ao encontro do que nossa administração preza em relação ao tema”, disse.

Já em São Francisco do Sul, o evento foi lançado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e reuniu professores e alunos representantes das 14 escolas participantes. Na cidade, cerca de 500 estudantes participaram da iniciativa. “Esse programa desperta nas crianças o olhar mais atencioso para com o meio ambiente. Por meio do material pedagógico que a Veolia e a OEI entregam aos estudantes, os professores, grandes aliados nossos nesse desafio da educação ambiental, trabalham o tema de forma criativa na classe e em ambientes externos”, observa o gerente da Unidade Veolia em São Francisco do Sul, Rogério Lima.

Nos lançamentos realizados nas cidades catarinenses, alunos e professores receberam cartilhas pedagógicas, abordando o tema deste ano: “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”. Ao longo das próximas semanas, os professores trabalharão o tema com os alunos em sala de aula, com o objetivo de ampliar a discussão sobre mudanças climáticas, por exemplo, e fazer as crianças refletirem o que têm sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família.

Ao final do programa, os alunos poderão participar de um concurso nacional, em que terão de produzir uma redação e um desenho, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. No Brasil, participam este ano 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras, que integram a iniciativa por meio das Secretarias Municipais de Educação e de indústrias atendidas pela Veolia.

Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com seu responsável legal para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.

A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.

“Nosso compromisso com o futuro do planeta e a transformação ecológica vai além de processos internos e da qualidade nos serviços que prestamos. Queremos motivar as novas gerações a serem agentes de mudanças e defensores do meio ambiente. Esse programa é uma oportunidade de incentivarmos as crianças a serem agentes de transformação nas suas comunidades”, destaca o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

A Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022.

https://www.veolia.com.br

Imagem: divulgação