Moradores e frequentadores da Praia de Armação, em Penha, resolveram um problema que desde o início da semana vinha trazendo transtornos a todos: uma vala aberta em frente a imóveis situados na orla, estava levando esgoto diretamente das casas para dentro do mar. O Penha Online continua sendo diariamente acionado por cidadãos e turistas horrorizados com cenas como estas que aparecem neste vídeo, caso este em que os populares não aguentaram ver a vala sendo aberta e partiram eles próprios para o fechamento do buraco (assista ao vídeo abaixo).
Está previsto para 31 de janeiro próximo, uma audiência judicial que poderá encerrar o embate jurídico entre prefeitura de Penha, União e proprietários de imóveis contrários à execução das avenidas a partir da Praia do Quilombo, até a Praia do Manguinho. Com a possível definição a favor de Penha, as avenidas poderão vir a ser executadas com tubulações de drenagem corretas, até que seja implementado o sistema de esgotamento sanitário nos imóveis do município.
A cidade possui há décadas o problema da falta de saneamento básico, que – segundo informado ao Penha Online pela presidente da Águas de Penha – está prestes a acabar. Segundo ela, logo após a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Gravatá em dezembro deste ano, iniciará em seguida a ETE Iriri, que irá receber o esgotamento sanitário do restante da cidade, com prazo de entrega prevista em meados de 2025 e universalização do sistema em 2033, assim colocando fim às línguas de esgoto nas areias das praias da cidade.
.