[VÍDEO] Máquinas abrem “rombo” em plena estrada e moradores temem isolamento total


PUBLICIDADE

Crianças, idosos e moradores de uma das comunidades de maior vulnerabilidade social de Barra Velha estão ameaçadas de sequer poder sair de suas casas. Isso por conta de uma obra de terraplenagem que está abrindo um verdadeiro rombo na via de acesso da comunidade da Figueirinha, na Rua Figueirinha, Pedras Brancas, em Itajuba, Barra Velha, onde moram centenas de famílias – várias delas em situação de ocupação. Segundo os moradores denunciaram em vídeos enviados ao Barravas Online, a semana iniciou com a surpresa de uma escavação em plena via pública, que de início, já ameaça a saída das pessoas da comunidade em direção à Rua José Nazário Luiz, via paralela à marginal da BR-101, de onde os moradores da Figueirinha saem para o trabalho ou no caso das crianças, para as escolas.
.
“Estão abrindo uma rua, tirando terreno de uma rua. A prefeitura pagou uma máquina particular, para tirar barro de uma rua, e aterrar terreno particular”, acusa um dos moradores. Outro cidadão também reclama: “Quando sobe o morro do barro, aqui da Figueirinha, pô, o pessoal tá tirando, tá fazendo um baita de um buraco aqui, para aterrar um terreno lá pra frente para lá”, reforçou outro cidadão. “O pessoal ali não vai conseguir sair porque estão fazendo um baita de um buraco para aterrar um outro terreno. Não tem nada a ver comigo, mas amanhã posso precisar dessa rua também”, completa.
.
O Barravas Online apurou que a terraplanagem seria num terreno para uso de uma igreja, e a Prefeitura teria autorizado o serviço – porém, a escavação do leito da rua é que impressionou e revoltou os moradores. “Mas eles vão fazer uma BR ali, será? Numa fundura daquelas”, critica outro cidadão. A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria de Obras da Prefeitura, que confirmou ter autorizado o serviço. “Ali o pessoal do obras estava rebaixando a rua pra poder colocar o macadame. Autorizaram a igreja a tirar o material”, reforçou a assessoria. O trabalho, entretanto, deve ser executado somente neste ponto. Questionada sobre as dificuldades denunciadas – o isolamento da comunidade e o perigo de algum carro, motorista ou pedestre cair no local, a assessoria ficou de verificar a posição da secretaria, e não mais retornou. Esta não é a primeira vez que moradores da Figueirinha sofrem ameaças de isolamento completo. Anos atrás, fortes chuvas dificultaram a saída de crianças para a escola e pacientes aos postos de saúde, por conta do acesso precário à área. Confira o vídeo abaixo.
.