Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Março Lilás: exames preventivos serão realizados em todas as unidades de saúde de Penha neste sábado

Neste sábado, 12, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Penha estarão de portas abertas em prol da saúde da mulher. Em ação alusiva à campanha de prevenção ao câncer do colo útero, o ‘Março Lilás’, as equipes estratégicas vão realizar por demanda livre, o Papanicolau – mais conhecido por exame preventivo.

O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem fechar para almoço. “É de extrema importância que mulheres entre 25 e 64 anos realizem anualmente o exame Papanicolau. Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Isso é clinicamente comprovado”, pontua a enfermeira responsável pela Atenção Básica, Daiane Massaroli.

Além dos exames preventivos, as unidades básicas vão realizar exames médicos e odontológicos, mediante agendamento prévio. “Será um sábado voltado à saúde da mulher, do projeto Março Lilás, mas com outras especialidades que abrangem a plenitude feminina”, reforça o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, convidando as mulheres a integrarem a ação.

Além do mutirão deste sábado, 12, ao longo do mês de março – todas às sextas-feiras – as UBS´s realizam ações específicas. “Neste momento, conversamos com as mulheres para ampliar o conhecimento delas sobre o assunto, reforçando, justamente, a importância da prevenção”, acrescenta a enfermeira Daiane.

O Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança, o NAM, também vai integrar a ação, oferecendo seus atendimentos especializados também em horário estendido, das 8h às 17h.

Dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, apontam que o câncer do colo do útero é o terceiro com maior incidência e a quarta maior causa de morte de mulheres acometidas por algum câncer. “São números que mostram a importância da prevenção. Mas, muito mais do que isso, ações como essa elevação o grau de conhecimento sobre a temática”, acrescenta Rodrigo.

 

Imagem: Prefeitura de Penha