Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Março Lilás: prefeitura de Penha promove atividades de prevenção e combate ao câncer de colo uterino

Neste mês de março, o município de Penha está com uma programação especial para o Março Lilás. Por meio da Secretaria de Saúde, as atividades são voltadas para a Atenção Integral à Saúde da Mulher, dando destaque para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Ao longo do mês, a Atenção Primária conta com programação especial. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Penha estarão de portas abertas aos sábados – em datas específicas listadas abaixo – momento em que as equipes estratégicas vão realizar por demanda livre, o Papanicolau, mais conhecido por exame preventivo. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem fechar para almoço.

Na UBS Central e no Mariscal será neste sábado, dia 9. No sábado seguinte, da 16, é a vez das unidades dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Armação e Santa Lídia. Por fim, no dia 23, as UBS’s da Cohab, Gravatá e São Cristóvão encerram a ação. “É de extrema importância que mulheres entre 25 e 64 anos realizem anualmente o exame Papanicolau. Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Isso é clinicamente comprovado”, pontua a enfermeira responsável pela Atenção Básica, Daiane Massaroli. Dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, apontam que o câncer do colo do útero é o terceiro com maior incidência.

Os grupos de atividade física são disponíveis às terças, na academia de saúde Quilombo; às quartas no SESC do bairro Nossa Senhora de Fátima e nas sextas no campo ao lado do CEI Orlandina Bento Mendes, no Gravatá. Além dos exames preventivos, as unidades básicas oferecem consultas de enfermagem para realização do preventivo do colo uterino, solicitação da mamografia dentro da faixa etária indicada – 50 a 69 anos, realização de pré-natal de baixo e médio risco e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “Será um mês voltado à saúde da mulher, do projeto Março Lilás, com acolhimento de todas as equipes e com os agentes comunitários de saúde realizando busca ativa”, finaliza o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, convidando as mulheres a integrarem a ação.

 

Imagem: prefeitura de Penha