A enxadrista de Penha, Mariana Nara Costa, conquistou no fim de semana, mais um grande feito no Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez, na cidade de São Paulo. A atleta de 13 anos disputou a categoria sub 1700 – estabelecida no ranking internacional – enfrentando apenas adultos e conquistou 70 pontos na competição. Com a pontuação, ela ultrapassou a barreira dos 1500 pontos total no ranking internacional, alcançando o 44º lugar geral.
A atleta, que faz parte do Projeto Virando o Jogo e recebe o Bolsa Atleta, iniciou a disputa ocupando a 57ª posição do ranking, competindo com 91 atletas, em sua maioria, adultos. Ao todo, foram sete partidas no ritmo clássico com duração de até quatro horas cada, enfrentando jogadores de diversos Estados brasileiros, como São Paulo, Paraíba, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo.
O treinador da equipe de Xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Secretaria de Educação, Maico da Costa, explica um pouco mais sobre o torneio.
“Ela iniciou com 1439 pontos, disputando bem abaixo, com jogadores próximos dos 1700 pontos. Porém, mesmo assim conseguiu empate contra adversário de 1699, número 1 do torneio, e a vitória contra o jogador de 1667 pontos. Ao final, ela subiu 13 posições, fazendo história para a cidade de Penha. Foi um torneio magnífico e mostra que ela está no caminho correto”, destaca.
Mariana foi para a competição com apoio da Prefeitura Municipal de Penha, através da Fundação Municipal de Esportes e Secretaria de Educação, além da Vetter Empreendimentos.
.
.
Imagem: Prefeitura de Penha