Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Membros do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos se reúnem em Penha para simulado de encalhe de baleias e golfinhos

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) se reuniu em Penha para um simulado de encalhe de grandes cetáceos vivos, como baleias e golfinhos. Foi revisado inicialmente a divisão da equipe e a separação de materiais necessários para o atendimento em eventos desse tipo.

Esse plano de ação para encalhes segue as orientações do Protocolo Nacional de Encalhe de Cetáceos. É necessário um esquema e treinamento para organizar uma operação de desencalhe, que assegure a vida do animal, da equipe e das pessoas no local.

Se você avistar uma baleia encalhada na praia, avise nossa equipe pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8:30h às 17:30h.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

.

.

Imagem: Univali/Penha