Meninas da Rede Municipal de Ensino de Penha recebem orientações na Semana da Conscientização do Ciclo Menstrual
Cerca de 750 meninas do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Penha, participam da Semana de Conscientização do Ciclo Menstrual, em alusão ao Dia Internacional da Menstruação, no dia 28 de maio. A ação, organizada pela Secretaria de Educação e de Saúde, atende a Lei nº 3339/2022, que institui a Semana no município na quarta semana do mês de maio.
Ao longo desta semana, profissionais de saúde realizam palestra nas escolas, com objetivo de informar e conscientizar as estudantes das escolas sobre o ciclo menstrual e sanar as dúvidas através de debates. Em algumas turmas, a ação tem participação das mães e responsáveis das crianças e adolescentes.
O município de Penha possui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, com distribuição de absorventes para mulheres cadastradas no Cadastro Único da Assistência Social, mulheres em situação de rua e em vulnerabilidade social, além de estoques para as unidades escolares.
“Trabalhamos fortemente, com o total apoio do Prefeito, nessa pauta. Buscamos cada vez mais implementar ações em prol da qualidade de vida dessa mulheres. Agradeço aos profissionais da saúde, que sempre engajados e trabalhando com amor para a nossa gente”, finaliza o Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Para a Secretária de Educação, Thyrciane Santana, pesquisas e estudos já apontam o problema na sociedade, por isso a importância em buscar informar as crianças ainda no Ensino Fundamental. “Infelizmente existem situações em que crianças e adolescentes, sem acesso a absorventes higiênicos, utilizam outros materiais como jornais e tecidos, e expõem a riscos de saúde. Com certeza é uma pauta que teremos mais ações em breve”, explica.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca a importância da ação. “Muitas crianças e adolescentes, e até mesmo na vida adulta, não tem acesso aos recursos, infraestrutura e conhecimento para cuidar da menstruação. Por isso, a importância de falar sobre o assunto na escola, garantir que elas cresçam com conhecimento sobre o assunto”, explica.
Imagem: Prefeitura de Penha