Propósito de vida, sonhos, responsabilidade socioambiental e segurança foram alguns dos temas abordados nas duas palestras ministradas em Navegantes, no dia 25/10, por uma das montanhistas mais importantes do país, considerada a primeira mulher negra latino-americana a escalar o topo do monte Everest. Aretha Duarte, que é embaixadora da Veolia Brasil, esteve na Escola Municipal Rosa Maria Xavier de Araújo, em Meia Praia, onde reuniu centenas de alunos interessados em contribuir com a transformação ecológica, grande propósito da Veolia.
Aretha falou aos estudantes sobre o desafio enfrentado para realizar um dos seus sonhos mais ousados: escalar a montanha mais alta do mundo, o Everest. “Não importa qual é o seu topo, o seu objetivo, mas mire sempre no próximo passo, um por vez até chegar lá. Se você sonhar pequeno, você será pequeno. Mas se você sonhar grande, tenha certeza de que você será grande”, disse a montanhista.
Ela, que realizou o sonho em maio de 2021, contou que pelo menos ⅓ do recurso necessário para chegar ao topo do Everest veio da reciclagem, atividade que exercia desde a infância. “Durante 13 meses recolhemos cerca de 500 quilos por dia de material reciclado, o que me ajudou financeiramente a fazer a expedição. O resíduo tem valor, gera renda e ainda ajuda a preservar o meio ambiente”, contou Aretha.
O vice-prefeito de Navegantes, Wancarlos Corsani, que representou o prefeito Liba, estava animado por conhecer um pouco mais sobre a história de Aretha. “Fiquei muito curioso e estava ansioso pela palestra, que falou sobre superação e luta dos sonhos, além do importante relato sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e como fonte de renda”, contou.
A secretária Municipal de Educação, Patrícia Cidral, esteve presente no evento e falou aos alunos sobre a importância de mais essa parceria com a Veolia Brasil para a educação do município. “Estamos muito felizes em participar de um concurso internacional, como o Ao Redor da Ibero-América, e agora orgulhosos por termos sido escolhidos novamente pela Veolia para receber a Aretha nessa escola. Que mais parcerias venham acrescentar à nossa cidade”, disse Patrícia.
Representando a Veolia Brasil, o gerente regional, Julio Muller, agradeceu a recepção e falou sobre o propósito da empresa. “Esperamos que a semente que plantamos em cada um dos estudantes some forças ao nosso propósito, que é a transformação ecológica. Levamos essa mensagem ao redor do mundo, em todos os países onde a Veolia atua, e acreditamos que sim, é possível, vivermos em um mundo melhor”, observou Julio.
O Grupo Veolia atua para ser a empresa referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, o Grupo auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas que atendam aos desafios na gestão de água, resíduos e energia.
Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para a preservação, renovação e o desenvolvimento do acesso aos recursos disponíveis. Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos.
A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28,508 bilhões de euros em 2021.