Morador de Penha é bloqueado ao questionar sobre fila de espera para psicólogo e psiquiatra em live da Prefeitura; Secretaria de Saúde tira lista de espera do sistema interno
Na noite de ontem, a Prefeitura de Penha realizou uma live em seu instagram, com conteúdo alusivo ao “Setembro Amarelo” (mês anualmente utilizado para conscientização contra o suicídio). Durante a transmissão, um morador de Penha que assistia à live fez uma pergunta e foi bloqueado pelo funcionário da prefeitura que controlava o evento virtual. Nesse momento, o internauta procurou o Penha Online para revelar o acontecido e deixou a seguinte reclamação:
“Agora há pouco me bloquearam na live da Prefeitura de Penha, às 20:14h do dia 28/09/2021, porque perguntei se, no mês do setembro amarelo, a prefeitura havia zerado a fila para atendimento psicológico e psiquiátrico no município. O gestor de comunicação da prefeitura usou do perfil público da PRÓPRIA PREFEITURA para me bloquear e me impedir de continuar assistindo a live e de ter uma resposta sobre o questionamento que fiz. Vou fazer uma denuncia no Ministério Público pois isso é inconcebível!!! Hoje tinha participação do médico psiquiatra de Penha e eu só fiz um questionamento de boa. Eu sabia que ele estava bloqueando as pessoas como já vi anteriormente, mas, fazer isso numa live, sobre um problema que eu também enfrento que é ansiedade… rapaz!!! Mexeu com fogo!!!”
O Penha Online foi buscar informações e descobriu que a Secretaria de Saúde retirou do sistema interno a listagem da fila de espera para consultas e exames, deixando apenas sete pacientes para psicólogo, por exemplo.
De posse de dados que os próprios pacientes forneceram, nossa reportagem conseguiu confirmar que a fila de espera continua enorme: em junho 745 pessoas aguardavam na fila de espera para atendimento com psicólogo, sendo que o paciente há mais tempo na lista, estava na expectativa desde 04 de maio de 2017.
Neste momento, a fila verdadeira encontra-se com mais de 800 pacientes no aguardo.
Em tempo: o Penha Online não fez a divulgação da referida live da Prefeitura pois não foi informado com antecedência hábil.