Morador de Penha é chamado para exame médico após 2 anos e 2 meses da solicitação


PUBLICIDADE

Um morador de Penha solicitou exame de esforço (esteira) junto à Secretaria de Saúde em 22 de novembro de 2017. A documentação com autorização para o exame saiu na data de ontem, 21 de janeiro de 2020.

O Penha Online procurou o secretário de Saúde Sérgio de Mello, que enviou a seguinte nota: “Existe uma demanda reprimida de alguns exames de média e alta complexidade no município. A partir de 2017 foi solicitado pelo Estado inserir os exames no SISREG (Sistema de Regulação) para seguir agendamento conforme fila de espera (ordem cronológica) ou definição de prioridade. Pela demanda da fila de espera, a regulação entra em contato com os pacientes via telefone, porém a maior dificuldade são os telefones estarem desatualizados (desligados/caixa de mensagem/não atende/não existe mais). Após diversas tentativas de contato sem sucesso, encaminhamos para as unidades de saúde para realizarem busca ativa do paciente para verificar se ainda tem interesse no exame ou se paciente reside no município. Ressaltamos que, as solicitações são transcritas para o sistema SISREG e quem faz a avaliação da prioridade do exame/consulta é o médico regulador. Para este tipo de exame (teste ergométrico), temos PPI (Programação Pactuada Integrada) com o município de Itajaí, portanto, são os médicos reguladores do município supracitado que avaliam as solicitações transcritas e classificam as prioridades.”

Segundo o próprio Sérgio, “Penha recebe apenas uma vaga por mês de Itajaí para este tipo de exame”. No entanto na ficha de autorização recebida pelo paciente, consta a data de 26/08/2019 no campo “data de solicitação”.

Sabedor de que a fila de espera é grande, espera-se que o poder público pelo menos avise ao paciente deste fato, para dar a ele a chance de buscar um exame particular por exemplo, afinal, 2 anos e 2 meses pode custar a vida de qualquer cidadão. Lamentável.

O exame finalmente poderá ser realizado em 05 de fevereiro.

 

 

Alex Rech – Penha Online / Imagem ilustrativa: drauziovarella.com.br