Nesta última quarta-feira um morador de Penha, que se trata de um câncer na garganta, foi levado por um carro da saúde de Penha até a Unacon, centro de Itajaí, às 6h da manhã, para realizar sessões de quimioterapia e radioterapia. As sessões terminaram às 12:16h e o homem, de 70 anos, aguardou até às 16:40h para que outro carro da prefeitura de Penha o buscasse.
Durante este período, parentes do paciente em questão usaram as redes sociais para externarem a revolta. Por volta de 15h, uma de suas filhas declarou: “se liga pra secretaria de saúde de Penha e nada… 5 vezes ligamos para o motorista e simplesmente está desde às 12h dizendo que está indo buscar e nada… esqueceram um paciente com câncer de garganta e com 70 anos lá em Itajaí”.
Após este dia, segundo outra filha do paciente, o traslado tem sido feito sem novos problemas, levando e buscando no horário: “Das outras vezes, precisamos e sempre foram prestativos. Minha mãe usou transporte da saúde por 14 anos, sempre tranquilo, só que dessa vez eu fiquei chateada, porque sempre que minha irmã ligava o motorista dizia que já estava indo, mas chegaram só perto das 17h.”
Procurada, a Prefeitura de Penha limitou-se a dizer que “a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Comunicação, informa que já entrou em contato com a família e esclareceu os fatos. O Governo reitera o profissionalismo e respeito aos cidadãos, trabalhando sempre de forma eficiente.”