Nascido em São Paulo no ano de 1947, Jairo Robeiro Cordioli tem por sua primeiras lembranças, o som de peças de xadrez sendo movidas em um tabuleiro, fruto da prática esportiva de seu pai. Apesar da influência, o xadrez não fez parte de sua juventude primeiramente porque à época, o esporte seria típico de “velhos”, segundo sua autobiografia no livro “Cordioli, 70 Anos de Xadrez”, que narra a trajetória de seu pai.
Além disso, o foi o fumo também o afastou da prática , pois todos os praticantes que ele conhecia jogavam fumando. Contrário ao cigarro, Jairo preferia esportes físicos, como futebol e ginástica olímpica, onde chegou a competir no Panamericano da Colômbia em 1971, assim como o levou para vários países.
No decorrer destes anos, Jairo retornou ao xadrez, se formou engenheiro civil e advogado. Morou em Salvador, voltou a São Paulo e, anos depois, ao final dos anos 2000, fixou residência em Penha.
Assim, por volta de 18 anos atrás, Jairo influenciou Maico da Costa, atual técnico da equipe de enxadristas de Penha, e pai da multicampeã Mariana, que tem trazido para cidade, diversos troféus e títulos de grande relevância nacional e internacional. Mariana e Jairo chegaram a se enfrentar em um torneio oficial no ano de 2022: “torneios abertos são ótimos para a Mariana treinar. Tem a oportunidade de jogar contra atletas de diversas idades e ganhar experiência”, comentou Maico ao Penha Online.
“Sr. Jairo me apresentou o xadrez, aprendi com ele os primeiros passos. E esse mês ele conquistou o título de Mestre Nacional”, concluiu Maico. O título foi concedido a Jairo o dia 07 de fevereiro deste ano pela Confederação Brasileira de Xadrez.
O time penhense de enxadristas parabeniza ao mais novo Mestre Nacional pela grande conquista.
.
.
Imagem: Maico da Costa