Um morador de Penha fez um contundente desabafo ao Penha Online na manhã desta segunda-feira(18), após o início de mais uma semana com várias “montanhas” de lixo e entulho entre a Praia de Armação e a pedra da Fortaleza.
“Sou morador da Praia da Armação, próximo da Pedra da Fortaleza e desde que teve o período de chuvas em SC, com muitas enchentes, na altura da Pedra da Forteza, os veranistas vêm acumulando lixo próximo à restinga, pois a prefeitura nunca recolhe. Agora está uma montanha de lixo e o poder público deixa o lixo à mercê, na expectativa que dê uma maré muito grande para o mar levar de volta, eu acho. Por ser muita montanha de lixo, as pessoas já descartam seu lixo ali. Bem próximo dali há uma árvore que veio com a enchente, vê está lá ainda como mais um monumento do descaso da prefeitura. Os outros município mantém suas praias limpas para causar boa imagem nos veranistas, já Penha faz questão de manter a sujeira, sugerindo que Penha é diferente: os veranistas são teimosos por virem pra Penha, afinal as belezas naturais são muitas, apesar que a prefeitura fazer o possível para ninguém vir para Penha”, desabafou ele.
Desde agora, quando encerrou-se o contrato entre a prefeitura de Penha e a empresa Sanitary, responsável pelos serviços de limpeza urbana até então, além pontos turísticos e praias do município. Apesar da contratação que custou ao município pouco mais de R$ 5.4 milhões nos últimos 12 meses, muitas reclamações puderam ser conferidas pelas ruas da cidade, indagando onde estariam tantos maquinários, e qual a razão da sequência de semanas de praias sujas, sendo muitas destas situações trazidas aqui mesmo no Penha Online, principalmente em virtude da sujeira encontrada na orla, considerando detritos trazidos pelo mar, lixo espalhado pelo chão e lixeiras cheias.
O que era ruim com eles, ficou pior sem eles, uma vez que – segundo a prefeitura de Penha informou ao Penha Online na ocasião, a própria Secretaria de Serviços Urbanos iria proceder com as limpezas a partir daquele momento.
.