Não é de hoje de moradores e usuários da ponto sobre o Rio Gravatá – que limita Penha e Navegantes – vem alertando para o estado precário do local. Nesta sexta-feira o leitor Jamil nos enviou imagens da parte de baixo da ponte.
Em 08 maio de 2021 o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, esteve reunido com representantes da prefeitura de Penha para aprovar o projeto arquitetônico apresentado pelo Consórcio da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí). “Há mais de dez anos a comunidade espera uma obra para recuperar a ponte que liga Navegantes e Penha pelo Gravatá”, disse o prefeito na ocasião. Neste encontro foi anunciado a próxima etapa, que seria projeto executivo, a ficar pronto entre 90 a 120 dias. Segundo o prefeito de Navegantes, após isso então seria possível abrir a licitação e partir para a obra em si, solucionando um problema estruturante e antigo.
Em 07 de agosto outro encontro entre representantes dos dois municípios revelou imagens do projeto, que podem ser conferidas em publicações feita pelo Penha Online na época. A ponte contará com pista para carros, passeio para pedestres e ciclovia, com uma altura de aproximadamente de 3.5 metros, possibilitando que pequenas embarcações de pescadores passem por debaixo da estrutura. O custo da obra seria dividido entre os dois municípios e a licitação era prevista para acontecer ainda em 2021, com estimativa do início dos trabalhos para 2022.
Ainda em agosto Navegantes instalou novos guarda-corpos na ponte, que até então era produzidos com bambus e cordas.
Apesar de não haver especificamente uma data para início e conclusão da obra, nesta semana uma verba de emenda parlamentar foi prometida especialmente para a ponte e, caso seja de fato repassada, deixará a execução da nova ponte muito próximo da realidade.