Morador se arrisca para retirar fiação deixada por empresas de internet em Penha


PUBLICIDADE

Imagine você chegar cansado em casa após um dia de trabalho e se deparar com “novos fios baixos” deixados por uma empresa de internet em frente à sua casa, e ter que subir no poste para cortar a fiação que estava oferecendo risco iminente aos moradores e turistas que passam por ali. Foi o que aconteceu nesta semana na Rua Arno Becker, na localidade da Praia de São Miguel, em Penha.

“Empresas de internet aqui na Praia de São Miguel deixam um emaranhado de fios caídos na frente de casa e comércios. É um descaso com os clientes e moradores. Aí sobra pra gente ter que se colocar em risco pra pelo menos conseguir abrir o portão, pra sair com o carro”, disse ao Penha Online o morador Hamilton. O Penha Online conversou com Diego Cardoso, gerente da divisão de operação e manutenção da Celesc, que informou que em caso de fios soltos ou partidos na rua, o cidadão deve ligar para 0800 048 0196 e informar à Celesc, que enviará uma equipe ao local a fim de proceder com a retirada do material.

O artigo 3º da Lei Municipal de Penha nº 125/2019 informa que “ficam os Detentores e Ocupantes de concessão, permissão ou autorização de serviço de distribuição de energia elétrica ou de serviço de telecomunicações obrigados a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada dos seus fios não utilizados nos postes existentes no Município de Penha, Santa Catarina”, no entanto visivelmente a Lei é desrespeitada por toda a cidade por várias empresas, que além disso, não prezam pela organização prevista no artigo 5º: “os cabos das ocupantes devem ter identificação legível, por meio de plaqueta de material não metálico resistente às intempéries, contendo a descrição do tipo de cabo, contato para emergência 24 (vinte e quatro horas), nome do ocupante, que deve ser fixada, no cabo, a uma distância de 20 a 60 cm do ponto de fixação em todos os vãos por onde passar”.

A Lei prevê que em caso de descumprimento deste artigo, acarretará na retirada do respectivo cabo independentemente de prévia comunicação (…) e multa de 15 Unidades Fiscais Municipais – UFMs do Município de Penha/SC, para cada notificação não atendida em até 30 (trinta) dias após o recebimento da mesma, porém o problema segue existindo e já foi trazido por diversas vezes aqui no Penha Online dos moradores de Penha, que pedem medidas conclusivas acerca do problema.

.